Aposto que pelo menos uma vez na vida você deixou para depois algo relativamente importante e que podia ser feito naquele momento.
E pior! Acordou totalmente culpado e estressado no dia seguinte pois o prazo para entrega acabou ficando próximo demais e você teve que fazer tudo às pressas.
Esse é o nocivo hábito de procrastinar!
O que é procrastinação?
A definição de procrastinar em si não é tão ruim: É o ato de postergar para amanhã; adiamento.O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, mas que certamente boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram.
E vamos deixar claro, adiar alguma tarefa não é algo necessariamente ruim.
Você pode, por exemplo, chegar à conclusão que conseguirá escrever seu artigo amanhã na parte da tarde porque terá o tempo necessário para tal, algo que no momento não parece viável.
Isso não pode ser definido como procrastinação.
A procrastinação acontecerá se você decidir, no outro dia de tarde, adiar mais uma vez sua tarefa. Toda procrastinação é um atraso, mas nem todo atraso pode ser definido como procrastinação.
Você pode pensar que procrastinadores são, por natureza, pessoas desorganizadas, que não sabem nem por onde começar seus projetos.
E é ai que você se engana!
Alguns procrastinadores são especialistas na montagem de planos estratégicos fabulosos e sabem cada passo que precisam dar rumo a seu objetivo.
Na teoria. Uma excelente ideia que não é colocada em prática, não passa de uma ideia. Quem tem o costume de adiar ações, adora planejar e principalmente fazer listas de tarefas.
Aliás, quanto mais longa e vaga for essa lista, melhor. Afinal, planejar não significa fazer e quanto mais complexo for o objetivo, pior. Certamente será adiado por muito mais vezes. O erro não está em escolher atingir metas elaboradas para sua vida, está em não desmembrar essa meta em várias pequenas tarefas, que poderão ser finalizadas com maior facilidade.
Se você não sabe nem por onde começar, experimente aplicar algumas das 10 dicas abaixo para detonar a procrastinação de uma vez por todas:
- Peça ajuda de amigos quando uma tarefa se tornar difícil demais para começar ou terminar.
- Não comece seu dia procrastinando. Esqueça a função soneca de uma vez por todas.
- Quando ao alarme tocar, levante da cama.
- Diminua seu grau de auto-exigência. A busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme avança no projeto.
- Remova as distrações. Ter que conviver com os “ladrões de atenção” só torna o ato de procrastinar mais provável. Se a internet é o problema, que tal desligar seu wi-fi enquanto trabalha?
- Faça uma coisa de cada vez. Apostar em múltiplas tarefas para ganhar tempo terá o efeito oposto.
- Queime pontes, se possível. Quer começar sua empresa? Uma solução drástica pode ser pedir demissão. Você não terá escolhas
- Se você quer fazer uma tarefa com frequência, como ir à academia toda segunda, quarta e sexta, coloque essa atividade no topo de sua lista.
- Use listas de tarefa com inteligência. Escolha no máximo 3 itens, de alta prioridade e que estejam alinhados com seu objetivo principal. Não coloque nenhum item novo enquanto não finalizar os três já estipulados.
- Simplesmente faça! Levante-se e faça...
Comece logo! O que não significa que ao iniciar uma tarefa ela precise ficar pronta ao final do dia. Não se preocupe com isso agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário